A capacidade de leitura é inerente a todos os seres humanos, o problema é que a maioria não compreende aquilo que lê.
Cada ser ler o mundo ao seu redor de acordo com o seu contexto social e, principalmente, familiar, tendo em vista que a individualidade é relevante e influencia diretamente na maneira de percepção de cada um. Sem dúvidas, a arte de ler as palavras e signos está intimamente relacionada ao momento de vida no qual as pessoas se encontram, e é esta arte que possibilita a expansão ou abertura de novos caminhos e, além disso, pode levar ao conhecimento, crescimento e descobertas do seu mundo interior.
A leitura é, indiscutivelmente, um artifício grandioso na luta contra a ignorância e estatização, pois é justamente ela a responsável pela absorção de aprendizados mais profundos e o desprendimento de informações supérfluas. A leitura nos protege da alienação.
Ler é se permitir. É abrir as portas para transformações; é mudar, é aperfeiçoar a maneira como se percebe o mundo exterior. Ler é ir além da superficialidade das palavras e interpretar os signos, compreendê-los. É investigar as informações a fim de esquivar-se dos enganos e das pseudoverdades.
Praticar a leitura é optar por um caminho de possibilidades, onde é possível visitar os mundos imaginários, conhecer as dores e delícias de cada ser em si e, então, passar pela realidade com a capacidade de usufruir da sua simplicidade tantas vezes ignoradas, no entanto, por vezes equivalentes, surpreendentes.
Apenas através da leitura, de seus estranhamentos e descobertas deveras espantosas, é que seremos capazes de olhar a essência do mundo, das pessoas e da vida que se constrói ao nosso redor. Abrir as portas para a leitura é aprender a se enxergar, se conhecer, aperfeiçoar. A leitura faz preencher e transbordar, imaginar e tornar real, dissemina a verdade e extermina a ignorância, que é, infelizmente, o nosso vício de maior grandeza.
Então, gente... essa texto eu escrevi para a professora de Redação Técnica do SENAI, pois ela solicitou a construção de algo que remetesse à leitura. Como eu adoooooro escrever, aproveito todas as oportunidades que tenho para fazer isso... é um ótimo exercício mental ! O texto entregue não foi exatamente esse, alguns detalhes estão diferenciados, mas a essência foi mantida. Deu vontade de postar esse aí, espero que gostem. Beijo grande !
Maravilha !!!
ResponderExcluirTexto inteligente, instigador,que nos coloca diante de uma prática luminosa que é ler,ler sempre.
Parabéns pela sua constante e visível evolução, que surpreende, encanta e motiva conviver com sua linda pessoa.
Beijo saudoso
Muito obrigada pelas lindas palavras, professor, e como eu disse no face, fico realmente muito grata e feliz por saber que estou trilhando um bom caminho. Que Deus continue me abençoando e que eu consiga encantar cada vez mais, sendo apenas assim, exatamente como sou (: Continue acompanhando o meu blog, serás sempre muito bem vindo ! Abraaaços.
ResponderExcluir