domingo, março 25, 2012

Cada Ser é Dono de Si


     Há certos momentos na vida em que precisamos escolher se vamos dar corda às dificuldades ou se utilizaremos essa corda para subir e se aproximar cada vez mais dos nossos objetivos. Há momentos em que o choro é inevitável e as lágrimas escorrem descontroladamente pelo nosso rosto. Na cabeça está se passando um turbilhão de coisas ao mesmo tempo, e por trás de todas estas coisas nos deparamos, a cada instante, com o medo. Sim, o medo de não conseguir, o medo de estar trilhando o caminho errado, o medo de nunca chegar onde se pretende ir.
    Além disso, há o transtorno. Há o não reconhecimento, afinal de contas, na maioria das vezes não fazemos isso só por nós, mas também por alguém que amamos, e dói, dói demais quando esse, e outros, não valorizam, não reconhecem e desconhecem tudo o que você faz.
      Eu falo isso como uma forma de me convencer do que devo fazer, afinal de contas, a prática é muito mais complicada que a teoria. Se os seus anseios estão baseados na vontade de outras pessoas, há de convir que eles não são exatamente seus. Mas, em contrapartida, se os teus objetivos baseiam-se na tua prórpria vontade, vá em frente, siga, simplesmente siga e  nunca, em momento algum, permita que algo ou alguém seja mais forte que a tua vontade de vencer.
   Eu sei que dói, que machuca, faz chorar, e cada vez que isso acontece, um pedacinho da nossa esperança, coragem e ânimo acaba se desfazendo por dentro. Quando isso acontecer, se reconstrua... sim, mas não o faça por fazer, faça melhor do que antes. Enxugue as lágrimas, lave o rosto, erga a cabeça e se convença de que o único obstáculo mais forte que você, é você mesmo. Dentro de nós há sempre dois guias: um vai te apontar o caminho mais fácil e menos doloroso, é geralmente o caminho escolhido por quem se contenta com o pouco, ou o nada; o outro vai te apontar um caminho cheio de curvas, buracos, becos... um caminho que às vezes estará escuro, um caminho que, definitivamente, será árduo, mas que indiscutivelmente, te levará longe e, cada vez mais, te levará ao encontro do que almejas. Como saber qual guia escolher ? Aí vai de cada um, da força, dos anseios, da firmeza e da fé que cada alma carrega consigo.
   Mesmo com muita gente tentando me convencer de que há pedras demais no caminho e que, certamente, é perda de tempo ir lá e só me machucar, eu escolhi não dar ouvidos e seguir adiante. Na verdade, eu preciso me convencer a cada dia; se eu estou fazendo isso por mim, eu não posso parar. Se esse caminho é meu, se os objetivos são meus, eu não posso esperar pelo reconhecimento de ninguém agora, e tampouco fazer disso motivo para seguir ou estacionar e, ainda, retroceder. Te digo isso porque sei exatamente o quanto dói, sei exatamente, e sei muito, o sofrimento que isso causa. A cada nascer do Sol que Deus me proporciona eu escolho colocar um sorriso no rosto e rego a minha alma com força e fé para encarar as dificuldades, é isso o que me move, e eu espero que você consiga se mover também. Se vamos alcançar os nossos objetivos ? Eu não sei. Mas de uma coisa eu tenho certeza: ninguém nunca chegou a lugar algum ficando estático e olhando o tempo todo para trás.

     Por hoje, é isso. Espero que gostem e um beijo enoorme para vocês :* Fiquem com Deus e sigam em frente. Não esqueçam que cada ser é dono de si e responsável por seus próprios anseios, conquistas e derrotas. Tenham uma ótima semana !

domingo, março 18, 2012

A melodia de Viver

  Viver é ter a mente aberta, é se entregar aos momentos, viajar mantendo os pés no chão e estar a todo instante vulnerável a riscos e descobertas.
   A verdade é que viver vai muito além disso; vai muito além de qualquer palavra, muito além do que eu sei, mas, com certeza, viver está aquém do que podemos conhecer e de onde somos capazes de chegar!
   Por isso não se limite, não se feche, não feche os olhos para o mundo e, tampouco, para as pessoas ao seu redor. A vida é uma melodia inconstante, que encanta, faz sorrir, faz chorar, emociona, desperta os mais dolorosos sentimentos, nos tira o chão e nos faz flutuar sobre as nuvens. Uma melodia que nos faz retomar momentos, reviver em pensamentos o que hoje não passa de um pretérito perfeito, e se perder em devaneios que podem nunca passar disso. O fato é que não há certezas, não há o 'nunca' e tampouco o 'sempre'. O tudo e o nada são demasiadamente extremos. O tudo que nos rodeia é, ao mesmo tempo, o nada diante do que temos a conhecer, do que precisamos aprender e, ainda, daquilo que talvez não conheceremos.
  
Achei essa música muito digna dessa postagem aqui hoje:

E a vida
Ela é maravilha
Ou é sofrimento?
Ela é alegria
Ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão...

Há quem fale
Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo...

Há quem fale
Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor...

[...]

Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz... ♫

Um salve ao esplêndido Gonzaguinha e é assim que eu encerro essa postagem súbita de hoje. Beijos, meus queridos e lindos leitores. Voltem seempre... e por favor, VIVAM, mas vivam de verdade, porque a vida ultrapassa o estado de existência, a vida é aproveitamento, é descobrimento, aprendizado, perdas, quedas, sorrisos, lágrimas. A vida é, imprescindivelmente, um conjunto inestimável de emoções ! :*

sábado, março 17, 2012

A Leitura e Suas Transformações

  A capacidade de leitura é inerente a todos os seres humanos, o problema é que a maioria não compreende aquilo que lê.
  Cada ser ler o mundo ao seu redor de acordo com o seu contexto social e, principalmente, familiar, tendo em vista que a individualidade é relevante e influencia diretamente na maneira de percepção de cada um. Sem dúvidas, a arte de ler as palavras e signos está intimamente relacionada ao momento de vida no qual as pessoas se encontram, e é esta arte que possibilita a expansão ou abertura de novos caminhos e, além disso, pode levar ao conhecimento, crescimento e descobertas do seu mundo interior.
  A leitura é, indiscutivelmente, um artifício grandioso na luta contra  a ignorância e estatização, pois é justamente ela a responsável pela absorção de aprendizados mais profundos e o desprendimento de informações supérfluas. A leitura nos protege da alienação.
  Ler é se permitir. É abrir as portas para transformações; é mudar, é aperfeiçoar a maneira como se percebe o mundo exterior. Ler é ir além da superficialidade das palavras e interpretar os signos, compreendê-los. É investigar as informações a fim de esquivar-se dos enganos e das pseudoverdades.
  Praticar a leitura é optar por um caminho de possibilidades, onde é possível visitar os mundos imaginários, conhecer as dores e delícias de cada ser em si e, então, passar pela realidade com a capacidade de usufruir da sua simplicidade tantas vezes ignoradas, no entanto, por vezes equivalentes, surpreendentes.
   Apenas através da leitura, de seus estranhamentos e descobertas deveras espantosas, é que seremos capazes de olhar a essência do mundo, das pessoas e da vida que se constrói ao nosso redor. Abrir as portas para a leitura é aprender a se enxergar, se conhecer, aperfeiçoar. A leitura faz preencher e transbordar, imaginar e tornar real, dissemina a verdade e extermina a ignorância, que é, infelizmente, o nosso vício de maior grandeza.

Então, gente... essa texto eu escrevi para a professora de Redação Técnica do SENAI, pois ela solicitou a construção de algo que remetesse à leitura. Como eu adoooooro escrever, aproveito todas as oportunidades que tenho para fazer isso... é um ótimo exercício mental ! O texto entregue não foi exatamente esse, alguns detalhes estão diferenciados, mas a essência foi mantida. Deu vontade de postar esse aí, espero que gostem. Beijo grande !

sábado, março 03, 2012

Uma Carta Para Deus

   Que o Senhor me dê forças para que jamais, em circunstância alguma, a minha fé seja abalada. Para que obstáculo algum seja suficientemente significante a ponto de me fazer desanimar e tampouco pensar em desistir. Que a minha alma seja sempre regada por energias positivas e que, a cada passo que eu der, eu me mantenha firme e repleta de esperanças. Que eu consiga vencer não somente para mostrar àqueles cujos seus motivos pessoais levaram a desacreditar no quanto eu sou capaz, mas para que eu mesma possa reconhecer, sem receios ou pesos de consciência, que determinação e fé compõem, de fato, o núcleo do que é essencial na vida, e por acreditar nisso eu consegui alcançar o que objetivei. Que eu vença não para poder rir da cara deles, e sim para poder estar em paz comigo mesma, poder ser a razão da minha própria felicidade, e, além disso, para que eu possa olhar para trás e sentir orgulho dos caminhos que trilhei.
    Mas, além de pedir, considero de extrema importância evidenciar-lhe os meus agradecimentos. Devo agradecer-lhe, antes de tudo, pela vida, saúde e família que possuo. Seguidamente, muito obrigada por me permitir ser quem e como sou. Obrigada pelo meu caráter, pelos anseios e objetivos que implantas em mim. Obrigada por não permitir que eu me desvie diante às tentações fúteis e prejudiciais que me rondam diariamente. Obrigada, meu Deus, pela vontade que possuo de me tornar a cada uma dia uma pessoa melhor. Obrigada por esse anseio em aprender, em crescer, em viver e absorver o que há de melhor nesse mundo.
     Obrigada por, mesmo diante de tantas dificuldades e depois de tantas quedas, o Senhor me dar forças para levantar-me e reerguer-me. Ainda bem que eu aprendi que o que vem fácil, vai fácil, pois são os obstáculos os causadores daquele gostinho de felicidade após uma árdua batalha. E aí eu vou me dando conta de que aquilo o qual estiver predestinado a ser meu, segundo a Sua vontade, há de ser meu e não haverá ninguém capaz de possuí-lo, a não ser o meu próprio desleixo.
      Peço-te muita força, fé, foco e coragem a cada nova jornada que me for aferida. Muito obrigada por tudo, Senhor, e perdoe-me por ser incapaz de expressar em palavras o turbilhão de pensamentos e sentimentos que rondam minh'alma. Perdoe também as minhas atitudes equivocadas e palavras vãs e  comumente cobertas pela ignorância; espero ser capaz de aperfeiçoá-las no decorrer da vida. 
        Peço, agradeço e digo AMÉM !


É, pessoal... demorou, eu sei, mas foi isso aí que saiu da minha alma hoje. Beijo grande para vocês e espero que isso possa ser aplicado na vida de cada um.
Antes de olhar e julgar alguém de acordo com o "lugar" onde ele está, tente conhecer o quanto e como ele caminhou para chegar até ali. Os esforços e o conhecimento tiram-no do lugar, a ignorância é o que te mantém estático. Portanto, saim dessa sombra o quanto antes, por favor... e mãos à obra ! :*