quarta-feira, dezembro 12, 2012

Mudanças

   





   E então você tem um dia excepcional, do tipo que você queria ter várias vezes, mas que na verdade, só acontece uma vez em sua vida. Aí você se sente feliz e começa a achar que dali para frente todas as coisas em sua vida serão diferentes, mas se esquece apenas de um detalhe: no ano anterior, você pensou (e prometeu a si mesma) exatamente a mesma coisa, e olha só 'quem é' a sua vida hoje !
   Acontece que no decorrer do tempo, muitas, muitas coisas vão te distanciando do seu objetivo, e na prática a teoria é outra, não é ?! No mundo real, as coisas funcionam de uma maneira completamente distante daquelas ideias que vamos construindo dentro de nós. Você pensa que as pessoas vão mudar, elas não mudam. Você espera mudar, mas, exatamente naqueles pontos principais, também não consegue.
   Eu não sei vocês, mas eu devo confessar que sou do tipo que se engana fácil, ao menos quando se trata da minha família. Ouço todas as coisas ruins e me sinto horrível. Mas começo a pensar que tudo pode ficar diferente (e que eles estão mudando) só porque durante um minuto, uma hora ou um dia eles agiram diferente dos outros 364/5 dias. Aí, bem rapidinho, eles dão conta de me mostrar que nada vai passar a ser diferente, que foi apenas um momento daquele que a gente costuma denominar raro, do tipo que acontece de vez em nunca, e que eu continuo sendo para eles exatamente aquilo que sempre pensaram que fui, e peço que me poupem de detalhar isso aqui, seria masoquismo em excesso.
   Sabe... acredito sim que com o tempo (aquele velho e tão clichê tempo) vamos aprendendo a ser mais donos de si, a não transformar a nossa felicidade em algo dependente do reconhecimento de outrem, simplesmente porque de cara, pode-se supor que é o tipo de decisão que não trará retorno positivo. Seja você mesmo, por favor, a pessoa que vai se orgulhar do que faz e vai reconhecer os seus próprios esforços. Aprenda que quem não te ajuda, certamente não merece que você se desgaste em função da felicidade desse alguém. E quando eu digo aprenda, é pra ver se eu consigo absorver essa lição, porque de fato, eu sou muito melhor com palavras do que quando se trata do meu mundo real.
  Então, é isso. Talvez sem nexo, sem sentido. Talvez exposição demais. Para mim, um desabafo. E de verdade, ninguém precisa gostar de desabafos, não é ?!

domingo, dezembro 02, 2012

Amargura

   
    Hoje o dia amanheceu normal, mas de repente ficou triste. É, ela sabe, já deveria ter se acostumado com essas coisas repentinas que derramam um pote (só um?) de tristeza, confusão e exaustão sobre o seu dia, e  faz o brilho do Sol perder toda a graça.
    Dói demais ficar martelando a mesma coisa sempre, volta e meia remoendo o mesmo assunto, esperando que alguém dê meia volta, esperando, quem sabe, uma mudança. Mas a mudança não chega, todos continuam se desentendendo.  É como se falassem em idiomas completamente distintos, e desconhecidos, porque basicamente, ninguém consegue se fazer entender. Será que ao menos se permitem ouvir ?
   A verdade é que a amargura que ela guarda dentro de si, não permite que ela se expresse como gostaria. Talvez por ter perdido a esperança de que alguma coisa possa ser diferente, talvez por tentar esperar que da boca daquelas pessoas possa sair algo diferente de: " você é egoísta, egocêntrica, rebelde, arrogante ". Ok, acho que já posso parar de citá-los por aqui, já deu pra sentir a dor, não é ?! Na verdade, não. Só ela sabe a dor que sente, só ela sabe como é viver tentando mostrar as suas qualidades à pessoas que nem reparam nas suas atitudes.
   Mas ela inventa mil desculpas para compreender porque eles a tratam assim, talvez seja coisa da idade, as pessoas já não têm tanta paciência para dar crédito aos problemas de adolescentes. Talvez seja cansaço, afinal, a correria do dia a dia deixa qualquer pessoa cansada o bastante para não poder dar ouvidos aos problemas criados por adolescentes que nada têm de importante para se preocupar. Acontece que é tudo mentira. São apenas desculpas. As palavras não mudam, as pessoas não a entendem, as suas dores só pioram, e ela continua se decepcionando por nunca conseguir se fazer entender.

domingo, novembro 25, 2012

Essa menina...

  E assim ela segue, tentando convencer a si mesma e ao mundo de que está feliz. Desenha um sorriso no rosto como quem desenha um boneco sorrindo no papel, vai ver que assim fica mais fácil de encarar o dia, e a vida. Carrega por trás dos teus olhos castanhos e reluzentes uma carga de dor, um punhado (e eu diria que muito grande) de confusão, e mais umas doses de sufoco. Chora sozinha, e sofre tanto, e guarda minúcias em demasia, que às vezes os estranhos lhe parecem tão confidentes quanto a sua própria alma, ou quanto o espelho do banheiro, com quem conversa por vezes incontáveis. E aí, sem ao menos perceber, ela descarrega as suas amarguras em pessoas que nem tiveram oportunidade em demonstrar (ou não) interesse por suas histórias. E assim ela vive, mentindo para si mesma e deixando que a vida, e todas as histórias superficiais que lhe circundam, decidam de qual modo ela deve se postar, os lugares para onde pode ou não ir, e os sentimentos que deve se esforçar para serem reais. Ela sabe que não tem a menor condição de jogar tudo para cima e viver como quer, talvez por medo, e por outros inúmeros motivos, em sua maioria criados por sua mente inibidora. Ela sabe que há muito o que sofrer até chegar onde quer, até viver o que deseja e sentir o que lhe convém, tanto quanto quem se apaixona e sente o ardor natural de viver um intenso (e verdadeiro) amor. Ela não sabe o que é ter felicidade, ou talvez até saiba, mas está tão perdida em suas confusões e anseios não saciados, que acaba não atentando aos detalhes prazerosos que a rodeia. 
  Essa menina, a qual todos julgam ter todos os motivos para ser feliz, esconde um mundo obscuro em sua alma, e por mais que ela queira ser uma verdade, desenhou no papel e se convenceu a ser exatamente como as pessoas ao redor precisam que ela seja: tudo, menos o que realmente é.

terça-feira, novembro 20, 2012

Consciência Negra: Para não Passar em Branco

   De incontestável importância, o dia 20 de Novembro sempre remeterá ao Brasil Colonial e à luta de um povo submerso  à escravidão. O conjunto Zumbi + Palmares recorda-nos de um homem que morreu em combate buscando a liberdade do seu povo, e de um povo que lutou e foi sinônimo de resistência ao método escravista da época.
  Entretanto, as pessoas parecem esquecer das lutas que precisam ser realizadas dia-a-dia e optam por agir como se não tivessem ciência do quanto o preconceito ficou enraizado na sociedade, embora esteja adquirindo um disfarce melhor a cada instante. 
   ESSE não é O DIA para refletir. Afinal, o que é CONSCIÊNCIA, em sua inteira significância ?! Consciência é, entre 365/6 dias tirar apenas 1 para refletir sobre isso? Será que alguém tem dúvidas da influência dos negros africanos durante todo o processo histórico, político, social, gastronômico e religioso do nosso país ?! 
 Então... vamos lá, brasileiros ! Se toda essa luta foi realmente importante para você, levante essa bandeira todos os dias. Olhe ao seu redor e procure identificar as heranças africanas presentes em cada esquina. Valorize a cultura africana, faça parte da luta em prol da conquista de igualdade entre os povos e lembre-se que, por trás de uma falsa ideia de que tudo está praticamente solucionado, há muito ainda a ser alcançado, preconceitos a serem quebrados e soluções a serem implementadas.

segunda-feira, novembro 19, 2012

Minuciosidades

  Eu presto atenção em cada um dos seus detalhes. Te revirarás do avesso e, ainda sim, saberei delinear as tuas minuciosidades. Reparo no seu jeito desajeitado de agir diante de situações surpreendentes, naquele sorriso de canto que surge em teus lábios quando algo te proporciona prazer, e no percurso que os teus olhos fazem até encontrar os meus. Não se trata exatamente do seu olhar, mas do jeito que você me olha, do jeito em que as suas mãos acariciam o meu rosto e que, neste momento, você se encontra com um semblante de admiração. 
  Eu reparo no jeito que esse moço tem de me reparar, de me ouvir e me abraçar. Na sua voz mansa, no rosto molhado quando, embora raras vezes, águas resolvam transbordar da tua alma, saltar dos teus olhos e passear pelo teu rosto.
  Reparo no seu jeito contraditório (e encantador) de ser, horas malicioso, horas tão inocente. No seu jeito de me provocar e me fazer sorrir, e na sede que tens em me ter. Reparo na tristeza da saudade, antes mesmo da partida, e no frio que dá na barriga no momento do reencontro. E como quem tenta te conhecer cada vez mais, eu presto atenção em cada pedaço de você.

sábado, setembro 29, 2012

Por você, e mais ninguém.


    Às vezes, dói tanto que começamos a acreditar que a única saída é desistir. Às vezes é você sozinha para driblar os obstáculos, as dores, os desamores, as aflições, enquanto uma tropa te rodeia tentando atordoar e estender ainda mais a distância entre o seu agora, e o que você está tentando alcançar. Mas até que ponto vale à pena sobrepor às suas vontades tudo aquilo que te dizem ou querem que você seja? Serve uma opinião? Não vale nem o início da frase, que dirás até algum ponto. 

   O caminho é árduo, há sempre muitas mãos para te empurrar chão a fundo, muitas bocas para ecoar aos cantos, aos centros e aos antros os seus defeitos e construir falsos relatos, e poucos, ou quase nenhum, para tentar conhecer, entender as suas dores, a sua vida, a realidade aos olhos de quem a vivencia, porque indiscutivelmente, do lado de dentro de casa não há como sentir a chuva da mesma maneira que alguém que precisa se expor às suas gotas.
   A verdade, é que a dor é sua, o sofrimento é seu, e aquela sensação de que algo por dentro vai explodir, é sua também. Ninguém está interessado em dores, o sorriso, ainda que falso, atrai mais, agrada mais, convence mais... Mas convencer a quem? Agradar a quem? E como? O fato é que as pessoas estão insatisfeitas com as suas próprias vidas, vivem lamentando aquilo que não puderam fazer, por falta de coragem, oportunidade, ou seja lá o que for;  vivem buscando transferir a culpa disso para alguém, porque é mais fácil apontar um culpado para as falhas em nossas vidas que nem nós fomos capazes de resolver.
   Se os problemas são nossos, não há motivo para tentar agradar ou convencer os outros. Não faça nada pelo desejo de ser bom para alguém, nem modifique os seus planos para que uma pessoa possa te parabenizar por isso. Temos que crescer e nos tornar melhor sim, sempre. Mas não melhor para alguém, e sim o melhor pra você, por você.
   É preciso refletir, entender, se convencer, de que ninguém é tão importante a ponto de te fazer desistir dos teus sonhos e objetivos, porque eles são seus ! Se for desistir, desista por você, não pelo outros. Mas se quiser continuar, mesmo que tendo apenas aquela imagem no espelho, com o rosto molhado e olhos avermelhados como a única pessoa com quem pode contar, vá adiante. Afinal de contas, qual foi o motivo maior que te trouxe até aqui ? E então... há algo mais importante a ponto de você dizer não ao sonho que é seu, e ignorar toda luta e superação que te fez chegar aqui ?!



segunda-feira, abril 30, 2012

Ser humano é Ser vulnerável

    Não ofereça sentimentos sem realmente ser capaz de repassá-los. Não alimente expectativas as quais não seja capaz de suprir. Não "deixe a entender" algo que você sabe que está errado. Tome muito cuidado com o que transmite e alimenta nas pessoas, muito cuidado, pois uma simples declaração equivocadamente realizada pode provocar sérios danos ao coração de alguém que só estava se permitindo acreditar nas coisas que você diz.
    Quando se trata de sentimentos, o ser humano é frágil e vulnerável, porque para seres comumente movidos pela emoção, é muito difícil se deixar seduzir pela verdade tão crua, e às vezes dolorosa, que a razão nos transparece. O que isso quer dizer ? Simples ! Isso quer dizer que VOCÊ é tão vulnerável quanto as pessoas a quem declara as coisas e faz acreditar no que demonstra ser, por isso nada impede que alguém te faça exatamente as mesmas coisas que fazes ou fizestes com outrem. Não há nada que te impeça de sofrer tanto quanto fizestes uma pessoa sofrer com as tuas palavras 'da boca pra fora' e declarações sem fundamentos, só para "manter o clima".
    Isso serve para TODOS os tipos de relacionamentos e para todos os 'tipos' de pessoas. E qualquer que seja a situação, lembre-se sempre: Coração não é brinquedo. As pessoas não vão acreditar em você para sempre. Não há mentira que dure a vida inteira. E o seu chão está tão suscetível a sumir quanto o de qualquer outra pessoa a quem você alimenta a ilusão de um sentimento !

 AAAAAAAAAAAAAAI GENTE, que saudade de escrever aqui, vocês não fazem ideia do quanto *-* 
Por muito, muito pouco, eu não passei o mês de abril sem uma postagem aqui no blog, estou  devendo isso aos meus leitores lindos que vêm me cobrando desde que eu deixei o meu espacinho aposentado, mas é que com essa vida de curso e colégio, tá difícil arranjar tempo para escrever :S 
    Aproveitando o ensejo, um ótimo mês de maio pra vocês, meus queridos e queridas. Aproveitem para ajustar o que foi feito de maneira inadequada e aplicar as lições que aprenderam com os erros ;) 



domingo, março 25, 2012

Cada Ser é Dono de Si


     Há certos momentos na vida em que precisamos escolher se vamos dar corda às dificuldades ou se utilizaremos essa corda para subir e se aproximar cada vez mais dos nossos objetivos. Há momentos em que o choro é inevitável e as lágrimas escorrem descontroladamente pelo nosso rosto. Na cabeça está se passando um turbilhão de coisas ao mesmo tempo, e por trás de todas estas coisas nos deparamos, a cada instante, com o medo. Sim, o medo de não conseguir, o medo de estar trilhando o caminho errado, o medo de nunca chegar onde se pretende ir.
    Além disso, há o transtorno. Há o não reconhecimento, afinal de contas, na maioria das vezes não fazemos isso só por nós, mas também por alguém que amamos, e dói, dói demais quando esse, e outros, não valorizam, não reconhecem e desconhecem tudo o que você faz.
      Eu falo isso como uma forma de me convencer do que devo fazer, afinal de contas, a prática é muito mais complicada que a teoria. Se os seus anseios estão baseados na vontade de outras pessoas, há de convir que eles não são exatamente seus. Mas, em contrapartida, se os teus objetivos baseiam-se na tua prórpria vontade, vá em frente, siga, simplesmente siga e  nunca, em momento algum, permita que algo ou alguém seja mais forte que a tua vontade de vencer.
   Eu sei que dói, que machuca, faz chorar, e cada vez que isso acontece, um pedacinho da nossa esperança, coragem e ânimo acaba se desfazendo por dentro. Quando isso acontecer, se reconstrua... sim, mas não o faça por fazer, faça melhor do que antes. Enxugue as lágrimas, lave o rosto, erga a cabeça e se convença de que o único obstáculo mais forte que você, é você mesmo. Dentro de nós há sempre dois guias: um vai te apontar o caminho mais fácil e menos doloroso, é geralmente o caminho escolhido por quem se contenta com o pouco, ou o nada; o outro vai te apontar um caminho cheio de curvas, buracos, becos... um caminho que às vezes estará escuro, um caminho que, definitivamente, será árduo, mas que indiscutivelmente, te levará longe e, cada vez mais, te levará ao encontro do que almejas. Como saber qual guia escolher ? Aí vai de cada um, da força, dos anseios, da firmeza e da fé que cada alma carrega consigo.
   Mesmo com muita gente tentando me convencer de que há pedras demais no caminho e que, certamente, é perda de tempo ir lá e só me machucar, eu escolhi não dar ouvidos e seguir adiante. Na verdade, eu preciso me convencer a cada dia; se eu estou fazendo isso por mim, eu não posso parar. Se esse caminho é meu, se os objetivos são meus, eu não posso esperar pelo reconhecimento de ninguém agora, e tampouco fazer disso motivo para seguir ou estacionar e, ainda, retroceder. Te digo isso porque sei exatamente o quanto dói, sei exatamente, e sei muito, o sofrimento que isso causa. A cada nascer do Sol que Deus me proporciona eu escolho colocar um sorriso no rosto e rego a minha alma com força e fé para encarar as dificuldades, é isso o que me move, e eu espero que você consiga se mover também. Se vamos alcançar os nossos objetivos ? Eu não sei. Mas de uma coisa eu tenho certeza: ninguém nunca chegou a lugar algum ficando estático e olhando o tempo todo para trás.

     Por hoje, é isso. Espero que gostem e um beijo enoorme para vocês :* Fiquem com Deus e sigam em frente. Não esqueçam que cada ser é dono de si e responsável por seus próprios anseios, conquistas e derrotas. Tenham uma ótima semana !

domingo, março 18, 2012

A melodia de Viver

  Viver é ter a mente aberta, é se entregar aos momentos, viajar mantendo os pés no chão e estar a todo instante vulnerável a riscos e descobertas.
   A verdade é que viver vai muito além disso; vai muito além de qualquer palavra, muito além do que eu sei, mas, com certeza, viver está aquém do que podemos conhecer e de onde somos capazes de chegar!
   Por isso não se limite, não se feche, não feche os olhos para o mundo e, tampouco, para as pessoas ao seu redor. A vida é uma melodia inconstante, que encanta, faz sorrir, faz chorar, emociona, desperta os mais dolorosos sentimentos, nos tira o chão e nos faz flutuar sobre as nuvens. Uma melodia que nos faz retomar momentos, reviver em pensamentos o que hoje não passa de um pretérito perfeito, e se perder em devaneios que podem nunca passar disso. O fato é que não há certezas, não há o 'nunca' e tampouco o 'sempre'. O tudo e o nada são demasiadamente extremos. O tudo que nos rodeia é, ao mesmo tempo, o nada diante do que temos a conhecer, do que precisamos aprender e, ainda, daquilo que talvez não conheceremos.
  
Achei essa música muito digna dessa postagem aqui hoje:

E a vida
Ela é maravilha
Ou é sofrimento?
Ela é alegria
Ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão...

Há quem fale
Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo...

Há quem fale
Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor...

[...]

Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz... ♫

Um salve ao esplêndido Gonzaguinha e é assim que eu encerro essa postagem súbita de hoje. Beijos, meus queridos e lindos leitores. Voltem seempre... e por favor, VIVAM, mas vivam de verdade, porque a vida ultrapassa o estado de existência, a vida é aproveitamento, é descobrimento, aprendizado, perdas, quedas, sorrisos, lágrimas. A vida é, imprescindivelmente, um conjunto inestimável de emoções ! :*

sábado, março 17, 2012

A Leitura e Suas Transformações

  A capacidade de leitura é inerente a todos os seres humanos, o problema é que a maioria não compreende aquilo que lê.
  Cada ser ler o mundo ao seu redor de acordo com o seu contexto social e, principalmente, familiar, tendo em vista que a individualidade é relevante e influencia diretamente na maneira de percepção de cada um. Sem dúvidas, a arte de ler as palavras e signos está intimamente relacionada ao momento de vida no qual as pessoas se encontram, e é esta arte que possibilita a expansão ou abertura de novos caminhos e, além disso, pode levar ao conhecimento, crescimento e descobertas do seu mundo interior.
  A leitura é, indiscutivelmente, um artifício grandioso na luta contra  a ignorância e estatização, pois é justamente ela a responsável pela absorção de aprendizados mais profundos e o desprendimento de informações supérfluas. A leitura nos protege da alienação.
  Ler é se permitir. É abrir as portas para transformações; é mudar, é aperfeiçoar a maneira como se percebe o mundo exterior. Ler é ir além da superficialidade das palavras e interpretar os signos, compreendê-los. É investigar as informações a fim de esquivar-se dos enganos e das pseudoverdades.
  Praticar a leitura é optar por um caminho de possibilidades, onde é possível visitar os mundos imaginários, conhecer as dores e delícias de cada ser em si e, então, passar pela realidade com a capacidade de usufruir da sua simplicidade tantas vezes ignoradas, no entanto, por vezes equivalentes, surpreendentes.
   Apenas através da leitura, de seus estranhamentos e descobertas deveras espantosas, é que seremos capazes de olhar a essência do mundo, das pessoas e da vida que se constrói ao nosso redor. Abrir as portas para a leitura é aprender a se enxergar, se conhecer, aperfeiçoar. A leitura faz preencher e transbordar, imaginar e tornar real, dissemina a verdade e extermina a ignorância, que é, infelizmente, o nosso vício de maior grandeza.

Então, gente... essa texto eu escrevi para a professora de Redação Técnica do SENAI, pois ela solicitou a construção de algo que remetesse à leitura. Como eu adoooooro escrever, aproveito todas as oportunidades que tenho para fazer isso... é um ótimo exercício mental ! O texto entregue não foi exatamente esse, alguns detalhes estão diferenciados, mas a essência foi mantida. Deu vontade de postar esse aí, espero que gostem. Beijo grande !

sábado, março 03, 2012

Uma Carta Para Deus

   Que o Senhor me dê forças para que jamais, em circunstância alguma, a minha fé seja abalada. Para que obstáculo algum seja suficientemente significante a ponto de me fazer desanimar e tampouco pensar em desistir. Que a minha alma seja sempre regada por energias positivas e que, a cada passo que eu der, eu me mantenha firme e repleta de esperanças. Que eu consiga vencer não somente para mostrar àqueles cujos seus motivos pessoais levaram a desacreditar no quanto eu sou capaz, mas para que eu mesma possa reconhecer, sem receios ou pesos de consciência, que determinação e fé compõem, de fato, o núcleo do que é essencial na vida, e por acreditar nisso eu consegui alcançar o que objetivei. Que eu vença não para poder rir da cara deles, e sim para poder estar em paz comigo mesma, poder ser a razão da minha própria felicidade, e, além disso, para que eu possa olhar para trás e sentir orgulho dos caminhos que trilhei.
    Mas, além de pedir, considero de extrema importância evidenciar-lhe os meus agradecimentos. Devo agradecer-lhe, antes de tudo, pela vida, saúde e família que possuo. Seguidamente, muito obrigada por me permitir ser quem e como sou. Obrigada pelo meu caráter, pelos anseios e objetivos que implantas em mim. Obrigada por não permitir que eu me desvie diante às tentações fúteis e prejudiciais que me rondam diariamente. Obrigada, meu Deus, pela vontade que possuo de me tornar a cada uma dia uma pessoa melhor. Obrigada por esse anseio em aprender, em crescer, em viver e absorver o que há de melhor nesse mundo.
     Obrigada por, mesmo diante de tantas dificuldades e depois de tantas quedas, o Senhor me dar forças para levantar-me e reerguer-me. Ainda bem que eu aprendi que o que vem fácil, vai fácil, pois são os obstáculos os causadores daquele gostinho de felicidade após uma árdua batalha. E aí eu vou me dando conta de que aquilo o qual estiver predestinado a ser meu, segundo a Sua vontade, há de ser meu e não haverá ninguém capaz de possuí-lo, a não ser o meu próprio desleixo.
      Peço-te muita força, fé, foco e coragem a cada nova jornada que me for aferida. Muito obrigada por tudo, Senhor, e perdoe-me por ser incapaz de expressar em palavras o turbilhão de pensamentos e sentimentos que rondam minh'alma. Perdoe também as minhas atitudes equivocadas e palavras vãs e  comumente cobertas pela ignorância; espero ser capaz de aperfeiçoá-las no decorrer da vida. 
        Peço, agradeço e digo AMÉM !


É, pessoal... demorou, eu sei, mas foi isso aí que saiu da minha alma hoje. Beijo grande para vocês e espero que isso possa ser aplicado na vida de cada um.
Antes de olhar e julgar alguém de acordo com o "lugar" onde ele está, tente conhecer o quanto e como ele caminhou para chegar até ali. Os esforços e o conhecimento tiram-no do lugar, a ignorância é o que te mantém estático. Portanto, saim dessa sombra o quanto antes, por favor... e mãos à obra ! :*

sábado, fevereiro 18, 2012

Satisfações

    Olá, meus leitores lindos ! Mesmo apostando que muitos de vocês estão bem longe dos computadores e aproveitando essa farra toda do carnaval, eu me sinto na obrigação de pedir desculpas pelo tempo que tenho sem postar aqui. O problema é que eu só escrevo o que flui da minha alma, porque definitivamente, o artificial não me convém. Por isso que assim como eu posso postar durante dias seguidos, posso também levar longos espaços sem conceder-lhes uma nova postagem.
    Como não sou muito adepta dessas festanças de carnaval que tomam conta da cidade de Salvador, eu estou aproveitando esses dias para ler, dormir bastante e voltar a me dedicar ao meu violão. Foram quase 2 anos parada e, não sei por qual motivo, me bateu uma vontade súbita de voltar para o braço [e corpo] dele :D.  Por mais impaciente que eu seja e acabe me aborrecendo quando não consigo fazer isso, a sensação de reproduzir notas e montar melodias no violão me dá uma paz de espírito maravilhosa, e eu estou pedindo à Deus que essa minha vontade de tocar não passe tão cedo, e muito pelo contrário, que aumente a cada instante ! 
  É isso, meus lindos... até tenho novidades para vocês, mas eu vou deixar que elas apareçam em meus textos. Tenham certeza que vão aparecer e vocês vão entender rapidinho !
  Cuidem-se e até logo. Torçam para o meu sucesso no violão xD Beeeijos procês :*

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

(In)certezas

     Eu acabei de criar um texto enorme (como sempre), de me apaixonar por ele, falei sobre amores, sobre perdas, e adivinha só o que aconteceu ?! A página resolveu travar e eu o perdi, exatamente quando tinha acabado de escrever tudinho, só faltava postar ! Mas, vamos lá...
   Os retalhos da minha vida estão tão soltos, tão difíceis de encaixar, que está sendo extremamente complicado descrevê-los, por isso eu dei uma sumida daqui.

    Me perdendo em meus pensamentos, eu vou me dando conta do quanto a incerteza é engraçada. A incerteza do futuro é exatamente o que nos move no presente. Qual seria a graça de saber previamente e confirmadamente o que nos esperam os próximos minutos, dias... a nossa vida ?! Jamais conseguiríamos aprender com os erros, com os tombos, as dores, as lágrimas, as perdas... nada disso nos serviria de aprendizado. A graça do amanhã é não saber o que te espera e tampouco se ele virá. Isso nos obriga (ou pelo menos deveria) a viver o hoje intensamente, a roubar sorrisos, a promover o bem, a querer viver ! Mas, como diz o meu pai, sempre existem as pessoas que "deixam para amanhã". E eu sempre rio quando ele diz isso :D
     E tem incerteza mais louca que o amor ? A gente se apaixona, ama (ou pensa que), se entrega, enlouquece, quebra a cara, sofre muito e promete que isso jamais acontecerá outra vez. E eis que algum tempo depois, chegam outras paixões, que se transformam em amores, que nos arrebatam, e por aí vai... Passamos a vida inteira tentando nos convencer de que amar é uma questão de controle, e a vida passa o tempo inteiro tentando nos mostrar que, (in)felizmente, não é !
     Às vezes essas decepções, essas quedas, nos obrigam a criar máscaras de proteções; aí construímos uma imagem 'forte e inabalável', fingimos bloquear sentimentos e chegamos até a forjar insensibilidade... o poder de drible do ser humano ainda me deixa perplexa. Só que se há algo que ultimamente eu venho me dando conta mais do que nunca, é que nada é capaz de mudar o que você é. As mentiras, as perdas, desilusões, decepções,  apenas te escondem, colocam nuvens à frente do seu coração, da sua verdade, por medo, insegurança, cansaço... afinal de contas, ninguém suporta ser quem é e viver apanhando, encontrando pessoas que fazem pouco caso da tua transparência. Ninguém suporta sentir dor por muito tempo, e só quem já sentiu isso na pele sabe o quanto é difícil se recuperar, se reerguer e acreditar outra vez.
      Mas não há nada melhor que a verdade para destruir as máscaras e as nuvens... nada melhor que o amor verdadeiro para te fazer revelar quem realmente é e o que de fato existe no seu interior. O amor vem de onde menos esperamos, acontece quando deixamos de acreditar nele, nos rouba sorrisos, nos torna crianças... o amor protege, enlouquece, compreende, faz bem para a alma, acalma o coração e o único malefício que te provoca é a dor da saudade.
       Quando Deus te livra daquilo que você não consegue enxergar que precisava perder; quando você sofre por alguém que não soube ser recíproco e valorizar os teus sentimentos, quando você sente na pele a dor do desamor, é porque Deus está te preparando para saber amar e valorizar alguém que realmente mereça o melhor de você. Por isso não é válido se fechar por alguém que não soube te merecer... na verdade, era você quem não merecia esse alguém, e quando você se fecha, pode estar fechando as portas para a verdade que vai te mostrar o amor como ele realmente é e te apresentar a felicidade.
       Então vamos lá... viver da melhor maneira possível, roubar sorrisos, sofrer, cair, levantar, amar, pregar a verdade, se entregar e ser feliz ! E tratem de ser compreensivos também, para me desculpar se o meu texto estiver confuso demais; mas é que tudo o que eu escrevo é reflexo da minha alma, aí já viu, né ?! Beeijos, gente :*

terça-feira, janeiro 31, 2012

As Dores e Delícias de Cada Ser

   Passei esses dias matutando bastante sobre o que escrever aqui para vocês. Confesso que fico agoniada enquanto não consigo deixar que algo escape da minha mente e venha parar neste blog. É, eu realmente gosto disso. Eu gosto de muitas coisas. Ainda que me achem uma chata por não gostar de tantas outras.
    Mas se tem uma coisa que eu realmente gosto, é do encanto das pessoas. Algumas pessoas, definitivamente, deixam o brilho da alma transparecer aos olhos. E é exatamente esse tipo de pessoa que me desperta a atenção. Eu gosto do dengo, do carinho, da companhia. Por mais que eu já tenha apanhado bastante por pessoas que só se aproximaram baseando-se em interesses (em todos os sentidos), eu não perco o desejo, a alegria e a oportunidade de arriscar e conhecer outras que estejam comigo simplesmente pelo que sentem ao estarem ao meu lado.
     Essa minha postagem vai realmente ser muito pessoal, ao que percebo. Mas acho que é reflexo do turbilhão e da confusão de sentimentos que está ocorrendo aqui dentro de mim.
      Eu gostaria que todo ser humano soubesse a delícia que é se deixar envolver por sentimentos bons. Não me contento com a ideia de que essas pessoas egoístas, arrogantes e mesquinhas sejam realmente felizes. Como diz o Tom Jobim: " Fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho". E cá pra nós, quem é que vai dizer que a solidão não machuca ?!
     É por isso que mesmo com os machucados que a arte de ser quem e como sou já me proporcionou, entre construir uma imagem a ser passada aos outros e deixar que a minha espontaneidade (o que é diferente de ingenuidade e desatenção) me encaminhe até as pessoas, eu, definitivamente, fico com a segunda opção. Até porque, se existe alguma certeza nesta vida, é que não há nada tão incerto, incontrolável e imprevisível quando a arte de viver. Então se você se fecha, se você se prende a planos, ignora as pessoas ou toma atitudes que impeçam aproximaação, levando a vida como se o indivualismo fosse o bem maior de um ser humano, eu realmente sinto muito por teu desperdício de tempo aqui na Terra.
     De verdade, eu não sei até onde quero chegar tecendo sobre todas essas coisas, mas o que eu sei é que, se você olhar para o lado, nem que seja um pouquinho, vai perceber quantas pessoas poderiam ter feito ou podem fazer parte da tua vida, basta apenas uma abertura sua para isso acontecer. Evitar perdas e sofrimentos não vai te fazer viver melhor, mas sem dúvidas, fará com que percas oportunidades únicas de aprender com os outros ao teu redor e até mesmo de sorrir, ser feliz, ter companhias e viver bem, mesmo com as oscilações de altitudes da vida :D
   Acho que nessa postagem, é basicamente isso. E ela tem dedicatória especial, viu gente ?! Esse texto eu dedico ao Bernard Borges, o Bê, porque ele disse que gostou muito do meu blog, e então eu prometi que escreveria para ele. E eu quero te dizer que, mesmo com esse espaço curtíssimo de tempo e com o quase nada que conhecemos um do outro, tá sendo bem legal compartilhar as minhas manhãs contigo. E vamo que vamo brocar em matemática, meu brother ;) 
   Então, por agora, é só. Beijos aos meu leitores lindos e continuem acompanhando isso aqui (se é que vocês, de fato, existem). Prometo entrar em um acordo com os meus neurônios para que eles me permitam escrever coisas melhores e mais produtivas. Até mais.




    

sexta-feira, janeiro 27, 2012

Lições da Vida

  Hoje eu abri esta página sem ter a menor noção do que postar. Não deem muita atenção ao que vou escrever aqui, afinal de contas, eu aposto que não conseguirei construir um texto com algum sentido. Mas a verdade é que eu quero realmente que alguém dê atenção e me perdoe, afinal de contas, não é todo dia que se está inspirada, mas não estar inspirada não te impede de querer escrever. ;D
  Como cada dia nos traz lições, hoje eu obtive algumas. Desde o início da semana eu fiquei a imaginar o que poderia se passar por trás daquela pessoa que se tornou motivo de chacota para muitos. Tentei entender por que pessoa viu em mim, em um espaço de tempo tão curto, alguém que lhe pudesse conferir amizade, ainda que não tenha tanta noção do peso desta palavra.
   Acho que hoje eu entendi de onde surgem as pessoas armaguradas. Talvez até tenha entendido de onde surgem os assassinos, os "loucos", psicóticos. É muito complicado você ter que encarar milhões de problemas dentro de casa, viver em constante conflito com os pais e presenciar comumente as desavenças entre eles, e ainda por cima, estar tentando buscar algo melhor para si e ao chegar na sala de aula, se deparar com muitos adolescentes fúteis e imaturos zombando de você o tempo inteiro. Eu posso até imaginar como seria estar nesta situação, só que eu, ou qualquer outra pessoa que não passe por isso, não pode ter ideia da dor e da revolta que situações como estas causam no coração de quem apanha tanto da vida desde tão cedo, e se pega, muitas vezes, sem espectativa alguma do futuro.
   Se alguém parou para ler isso aqui, eu peço que reflita. Mas reflita de verdade, sobre aquele coleguinha de turma "idiota e burro" que você tanto zomba. Já parou, só por alguns minutos, para imaginar o que há por trás de tamanha ingenuidade e déficit de cognição e discernimento ?! Aposto que não. E sabe por que vocês nunca fizeram isso ? Pelo simples fato de o ser humano ter natureza egoísta. A diferença é que alguns buscam construir um bom caráter, já outros, nascem, crescem e permanecem no caminho do egoísmo e da imaturidade. Portanto, zombar dos outros é muito mais prático do que parar para imaginar o que pode estar por trás do comportamento "engraçado" de outrém.
    E dessas pessoas tão amarguradas e cansadas de serem motivo de chacota e zombaria o tempo inteiro, além de ter que suportar as desgraças que a vida tratou de lhe propiciar, é que nascem os adolescentes revoltados e os adultos insensíveis que cansamos de ver na televisão e julgar o tempo inteiro. Tudo bem que não justifica, mas o ser humano tem uma mente tão fraca e vulnerável, que só chamando por Deus para que ele salve a alma dessas pessoas.
  Então, gente. Eu queria agradecer muito à Deus pelo ensinamento que Ele me forneceu esta semana. Eu estava errando, sendo, de certa maneira, incompreensiva. Na verdade, eu estava confusa. E eis que hoje Ele me mostrou, me deu esta lição, e eu me senti na obrigação de compartilhá-la aqui. Espero de verdade que seja útil para alguém que porventura, acompanhe esse blog. Beijos procês ;)

quarta-feira, janeiro 25, 2012

Opostos & Dispostos

     E eu não entendo qual a necessidade que as pessoas vêm em ser assim. Ao invés de se aproximarem para obter o melhor que você pode oferecer e compartilhar o melhor que elas têm, elas te julgam. Sim, elas julgam. E eu não entendo. Volto a dizer que não entendo como é possível julgar uma pessoa baseado em uma vista, uma ideia que você constrói sem ao menos saber se  realmente se aproxima do que o outro realmente é. Mas talvez eu nunca consiga. Acho que o meu coração é aberto demais para entender sentimentos que se baseiam em egoísmo ou intolerância, digamos assim. E mesmo que isso me faça correr risco e que volta e meia me prejudique, eu prefiro ser assim, manter-me aberta e disposta. 
      Acho que tudo parte da disposição. Quando você se dispoe a tentar alguma coisa, você está se dando a oportunidade de conhecer àquela pessoa como ela realmente é, à medida do que ela te mostrar ser. É por indisposição que se perdem amizades e amores. É por indisposição que se perdem empregos, saúde, liberdade, felicidade. Parafraseando o meu amado Fernando Anitelli (O Teatro Mágico), " Os opostos se distraem. Os dispostos se atraem". E é exatamente assim que funciona. É desperdício. É puro desperdício de tempo, de vida, de oportunidades, julgar uma pessoa baseado apenas no mínimo ou no nada que você conhece dela.       
    Portanto, eu peço a quem ler isso daqui (se é que alguém sabe da existência), que se disponha e oportunize ! Eu peço que eu mesma não me perca na insegurança e não me deixe levar por aqueles que não souberam valorizar a minha disposição e oportunidade. Eu tenho pena ! E acredite, meu amigo, não há nada pior do que alguém que sente pena de você. Até o desprezo é melhor que a pena. Mas outro dia eu escrevo sobre esses sentimentos. 
   Por hoje, ou por agora, ou por uns dias, até que eu consiga escrever novamente, e espero eu que algo melhor do que isso, é só.



" E eu vivo me perguntando
Por que as pessoas desperdiçam tantos anos
Apontando o dedo antes de se aproximar.

E então eu penso, mas ainda não me convenço
De que é mais fácil julgar do que se arriscar.
Mas qual é o risco que se corre, se você tentar a sorte
Jogar a toalha e oportunizar.
Se o máximo que pode acontecer é ela ser exatamente
Aquilo que você estava a esperar "

sábado, janeiro 21, 2012

Nascer do Sol

Você até pode tentar, mas nunca vai saber o que te apronta o futuro. Os minutos anteriores nos mostram como a vida escapa facilmente de nossas mãos. A vida é uma arte vulnerável na qual a única eternidade fatídica é aquela armazenada em nossos pensamentos. As recordações são, sem dúvidas,  necessárias para contruirmos a capacidade de  reflexão, aprendizagem e valorização. Eu hoje não seria um terço do que sou se não carregasse comigo as lembraças do que um dia eu fui e do que eu passei.
Portanto, agarre com força o agora, pois esta é a única certeza que a vida é capaz de nos proporcionar. Faça esse momento valer à pena para que as recordações te roubem sorrisos involuntários. Mas se não conseguir, então que estas recordações te tornem uma pessoa melhor, caso você seja oportunizado com a beleza de mais um nascer do Sol.

O encanto das boborletas. A beleza dos amores.

Às vezes eu penso que os amores são feito borboletas. Aparecem sem a gente esperar, voam em nossa direção e pousam onde acham mais conveniente. Trazem consigo uma beleza que, aos nossos olhos, é incontestável e encantadora. Além disso, uma paz, sim, trazem paz. Uma paz de espírito que não é possível descrever. As borboletas trazem boas energias e fazem com que a gente se sinta melhor, pelo menos naqueles instantes em que ela permanece por perto. Mas depois as suas necessidades de voar e partir se fazem presentes, e eis que elas se vão, voam longe e pode ser que nunca mais a contemplemos outra vez.
Assim são os amores. Os amores aparecem em nossas vidas quando menos esperamos, apresentam a sua beleza e nos encantam com as coisas maravilhosas que nos proporcionam. Mas chega uma hora que eles partem, vão em busca de outros amores, de outros pousos. Voam e vão encantar outros olhos e fazer feliz outras pessoas.
Mas uma coisa é inegável: Borboletas ou amores jamais são esquecidos, pois ainda que o fim e a dor da partida se façam necessários, o sabor de ter contemplado a beleza da sua existência será sempre mais aguçado que qualquer outro sabor. 
O futuro é incerto. É necessário ficarmos atentos para saber aproveitar as oportunidades, as borboletas e os amores que hoje nos aparecem. Afinal de contas, nunca se sabe quando vão precisar alçar os seus vôos e ir em busca de novos caminhos, assim como não se sabe quando e SE os receberemos outra vez.




sexta-feira, janeiro 20, 2012

Reflexões I

Então, né ?! Comentando no blog da Amy, eu descobri que tinha esse blog aqui, que eu criei em 2007 e postei apenas quatro vezes, sendo uma dessas vezes quando peguei o resultado do CEFET-BA. Ao ler o que postei eu pude perceber o quanto o tempo e os acontecimentos mudam o que somos e pensamos. Em 2008 eu comemorava a cada segundo por ter conseguido a aprovação. Hoje, em 2012, eu peço à Deus para sair de lá o mais rápido possível. KKKKK Ai gente, me desejem boas vindas outra vez, vou tentar ativar isso aqui. Ultimamente eu tenho sentido uma necessidade absurda de escrever e compartilhar o que sinto, mesmo que ninguém venha a seguir. Então é isso, aqui vou eu.